Luz, Câmera, Merchan ... AÇÃO!

Peperai Maumau ... Merchan? Tipo aqueles super naturais que passam em algumas novelas e filmes?




Éh ... mais ou menos!

O Merchandising, ou Product Placement como é conhecido nos Estados Unidos, pode ser uma alternativa interessante de divulgação do produto ou serviço, sem afetar a narrativa da obra audiovisual de forma negativa mas sim contribuindo para o enriquecimento da mesma.


Sabe alguns filmes tops que tiveram merchan e talvez você nem percebeu? Dá só uma olhada:

Asas – 1927 (Hershey’s)
wings
O primeiro vencedor do Oscar de Melhor Filme é um exemplo claro de Merchandising bem utilizado. A aparição da barra de chocolate foi inserida de forma natural ao filme, sem tirar o foco da história. Não há registros do lucro da Hershey’s na época, mas sem dúvida a empresa ter durado mais de 90 anos não é um fato isolado.


Top Gun – Ases Indomáveis – 1986 (Ray-Ban Wayfarer)
d7780e1779b072bb8f4f59e88219b2b2
A Ray-Ban já era uma marca de sucesso na época, mas ter Tom Cruise, que na época estava no auge de seu sucesso e popularidade, usando um de seus modelos causou uma verdadeira febre e transformou a marca (em especial o modelo Wayfarer) em um ícone. As vendas aumentaram aumentaram em 40% no ano de lançamento do filme.


Toy Story – 1995 (Etch-A-Sketch)
toy-story
Esse pode ser considerado um dos melhores exemplos de Merchandising no Cinema. O que poderia ter se tornado uma propaganda de brinquedos ambulante se tornou um dos melhores filmes de animação de todos os tempos e conseguiu transformar brinquedos clássicos da infância dos americanos (como o Mr. Potato Head) em personagens ainda mais adoráveis. As vendas do Etch-A-Sketch (plataforma de desenho) aumentou 4.500% enquanto as do Mr. Potato Head para 800%.


Náufrago – 2000 (Fedex e Wilson)
cast-away-wilson-volleyball1
A propaganda da Fedex no filme não é exatamente boa como é o avião deles que cai e deixa o personagem do Tom Hanks ilhado, mas mesmo assim não apresentou resultados negativos para a empresa, ao contrário do caso da bola de volley da Wilson, que foi transformada em um personagem essencial à trama do filme. O lucro da Wilson com o filme é indeterminado, mas o sucesso do filme acabou resultando na criação de um modelo especial de bola inspirada no modelo do filme.

Referências: É isso mesmo produção